Seja Bem-vin@ ao blog do I Seminário de Estudos Literários de Pelotas!

Linhas temáticas


Na expectativa de resgatar, divulgar e sistematizar dados que contribuíram e contribuem para a consolidação da literatura na cidade de Pelotas, o Seminário de Estudos Literários, em sua primeira edição, propõe o debate e a reflexão entre os pesquisadores e demais interessados a partir das seguintes linhas temáticas:

1. Literatura em Pelotas: este eixo pretende abarcar os estudos desenvolvidos acerca de obras e autores pelotenses, radicados em Pelotas ou com forte ligação com a mesma; análises críticas, poéticas e teóricas.

2. Literatura e outras artes: nesta linha estão incluídos os estudos relacionais e comparados entre a literatura e outras manifestações artísticas como a música, o cinema, a arquitetura e o teatro, havendo relação entre uma ou ambas com a cidade de Pelotas.

3. Historiografia da Literatura: a partir deste eixo pretende-se resgatar pesquisas e informações que remontem ao estudo da história da literatura em Pelotas, retomando autores e livros perdidos, esquecidos ou desconhecidos.

4. Memória: comtempla estudos a relacionados ao estudo da História, das memórias coletivas e individuais, da tradição oral, dos testemunhos, a partir das diversas abordagens e áreas do conhecimento.

5. Imprensa: como, em geral, a história da literatura e da leitura está associada ao Jornal, já que os primeiros livros saíram das tipografias feitas para a impressão de jornais locais, este eixo pretende contemplar estudos sobre a importância dos jornais e demais periódicos como fontes primárias de veiculação da literatura e espaços de aglutinação e veiculação da recepção de obras e da vida literária e cultural na cidade de Pelotas. 

6. Educação: engloba as pesquisas relacionadas às práticas de leitura na cidade, ao papel das instituições educacionais, dos professores, das igrejas e demais instituições, às concepções de ensino/aprendizagem, às práticas e metodologias presentes no ensino e no ensino de Literatura em Pelotas.

7. Cultura: envolve as discussões relacionadas às manifestações culturais como os espaços de sociabilidade, as tradições, as instituições de incentivo à cultura entre outros; assim como, as diferentes culturas e identidades que compõe o universo pelotense.

8. Estudos Literários: contempla as pesquisas em Literatura que não tenham como foco ou por objeto relação com a cidade de Pelotas.
Obs.: Esta linha temática terá uma (1) sala disponível para apresentações de trabalhos, durante os três dias. Assim, há um limite de seis (6) trabalhos para a mesma, totalizando (18). Os pôsteres e documentários serão limitados ao número de seis (6) cada.

Eu vou!