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Apresentação


Seminário de Estudos Literários tem por objetivo proporcionar um espaço de divulgação e de troca de informações da comunidade presente sobre autores, obras, histórias e memórias que deram suporte ao desenvolvimento cultural e intelectual da cidade de Pelotas.

Tendo em vista as comemorações dos 200 anos da cidade, a primeira edição do evento terá como tema “Pelotas: da formação à contemporaneidade”. Em sua programação, estão previstas mesas de discussões, minicursos, exposição de pôsteres e diversas comunicações, em que estudantes, professores e demais pesquisadores poderão apresentar seus trabalhos e contribuir com o enriquecimento do debate sobre o atual estado das pesquisas em literatura, história e cultura em Pelotas.

Um evento como este configura-se em uma importante oportunidade para promover e valorizar a história da cidade não só no âmbito intelectual e literário, mas também em suas manifestações culturais, já que também integram a programação apresentações musicais, peças teatrais e obras de artistas e autores locais, assim como um concurso literário, voltado aos alunos da rede municipal e estadual de ensino.

Este seminário se justifica pela necessidade do público pelotense em geral em conhecer a produção artística local. Partindo desse pressuposto, verifica-se, também, a urgência de uma ampla divulgação da investigação realizada sobre as obras. Portanto, o I Seminário Estudos Literários propõe-se a retornar a produção das instituições de pesquisa e ensino, que são financiadas pelos cofres públicos, à sociedade, com a finalidade de contribuir com o debate acerca do fato cultural, seja ele de cunho histórico, social, econômico, literário ou de natureza correlata.

Vale destacar que a existência de um sistema literário depende de que haja recepção da obra e que o conhecimento produzido através da análise específica seja útil enquanto estímulo à receptividade da produção artística. Através dessas necessidades, o evento busca integrar os fatores que permitam o diálogo entre o saber da pesquisa acadêmica com a leitura de mundo que se estabelece além dos limites da investigação formal, através da literatura e suas relações intertextuais.

Eu vou!